Aqui pensamos em impactar positivamente.
Fundada em 1997, por Nestor Quintos de Oliveira – líder comunitário, sendo essa organização, fruto do movimento de moradia da comunidade do Parque Otero, zona sul de São Paulo.
A Casa de Cultura e Educação São Luís, tem uma atuação de vinte e dois anos na região do Parque Santo Antônio (extremo sul da capital paulista), proporcionando à comunidade formas de ampliar suas potencialidades por meio de ações nas áreas de ensino profissionalizante, cultura, lazer, esporte, saúde e meio ambiente.
Através de atividades como:
Profissionalizante: Cabeleireiros, Manicure e Pedicure, Barbeiro, Depilação, Maquiagem, Técnicas de Escova, Trança afro, Desing de Sobrancelha, Inglês, Aux. Administrativo, confeitaria.
Educação: Técnicas de redação e Reforço escolar.
Cultural e esportiva: Balé, Jazz, Capoeira, Dança do Ventre, Hip Hop, Locking, Karatê, Jiu Jutsu e Artesanato.
Saúde: Atendimento psicológico individual, Ginástica Funcional para terceira idade, Pilates, Yoga e Aferição de Pressão.
Meio Ambiente: Realizamos oficinas Ecopedágogica com o projeto Cor-Zinha – Cores e sabores da infância, vivência em hortas, palestras e oficinas específicas de educação ambiental. Cultivamos uma Horta Comunitária (Projeto UniHorta). Coletamos óleo residual domiciliar (Projeto Óleo Vivo). Em sustentabilidade temos uma Biodigestora na produção de gás 100% natural, o qual é utilizado na produção dos sabonetes veganos, assim como cisternas reabastecidas com água da chuva, utilizadas para irrigação da horta.
Projetos e ações:
O Projeto UniHorta: possibilita a conscientização da população local, em relação ao cultivo de hortas em pequenos espaços, e trabalhar a temática da Alimentação Saudável.
Projeto Óleo Vivo: Em relação ao óleo nossa proposta é apresentar à comunidade do entorno da Casa de Cultura, uma alternativa correta para o descarte do óleo de fritura usado. Destinando os resíduos excedentes para fabricação de sabão artesanal, indústrias de biodiesel, tintas e vernizes.
Saboaria ALMAS: A fabricação de sabonetes, atualmente, se transforma em Arranjo Local das Mulheres Artesãs do Sabão – ALMAS, onde mulheres fazem renda a partir da produção sabões feitos a partir de receitas populares e seculares, gerando trabalho e pequena renda às pessoas envolvidas no projeto-piloto.
Todo esse trabalho é demonstrado através de palestras, oficinas, workshops e, também em feiras.
Amparo Psicológico: A proposta é a realização de atendimentos psicológicos para a população de baixa renda que está em sofrimento mental. Desde o seu início já atendeu 1.034 pessoas, totalizando como impacto social 18.444 horas de psicoterapia.
Projeto Cor-Zinha – Cores e Sabores da Infância: A Casa de Cultura atende hoje cerca de 250 crianças diretamente entre vivências Ecopedagógicas (da horta à cozinha), e atividades culturais, educacionais e psicológicas.
Esta em andamento o Projeto Cor-Zinha – Cores e Sabores da Infância, onde a criança passa pela vivência na horta, colheita, higienização, e por fim a produção de alimentos naturais, confeccionados a partir do seu aprendizado. O projeto já atendeu mais de 100 crianças em 2019.
Reforço escolar: O objetivo do projeto é auxiliar criança com dificuldade de aprendizagem advindos de escolas públicas com acompanhamento psicológico, da criança e também da família.
Nosso público alvo são pessoas com renda per capta de 85,01 a 170,00 por pessoa.
Sabemos da importância desse espaço para a comunidade. Aqui pensamos em impactar positivamente, seja em aprendizado, vivência, aproximação ou expressões de carinho.
Missão
Proporcionar a comunidade o acesso ao autoconhecimento para que todos possam ampliar as suas potencialidades por meio da educação, cultura, esporte, lazer e meio ambiente.